segunda-feira, 14 de julho de 2008

Três perguntas para o Prof. Luiz Paulo do Nascimento

No próximo dia 24 de julho, no auditório da AmCham, no centro do Rio de Janeiro, o prof. Luiz Paulo do Nascimento fará uma palestra sorbe "Educação e Desempneho Profissional", mesmo nome de seu livro publicado pela Editora Qualitymark (2007). Leia abaixo algumas perguntas feitas pela equipe RHDebates para o professor:

RHDebates: Em seu livro o Senhor afirma haver três pontos chaves para um desenvolvimento de carreira sólido: tecnologia educacional, planejamento de carreira e teorias comportamentais. O Senhor poderia falar um pouco sobre cada ponto?


Luiz Paulo do Nascimento:

· Tecnologia Educacional proporciona um trabalho pedagógico de construção do conhecimento através da interpretação e aplicação de tecnologias, facilitando a aprendizagem com a utilização de sistemas instrucionais. A Tecnologia Educacional se apóia em três teorias para planejar, desenvolver e implantar um sistema instrucional:

§ Teoria da Aprendizagem – enfoca os aspectos comportamentais e fornece subsídios e embasamentos para o desenvolvimento das diferentes fases do sistema instrucional.

§ Teoria da Comunicação – fornece a base para a transmissão da mensagem instrucional, além de feedback no controle dos estímulos emitidos pelo comunicador na obtenção dos resultados.

§ Teoria de Sistemas – considera os aspectos multi e interdisciplinar; a metodologia abrangente; as bases para tomadas de decisão; a análise, coordenação e controle dos componentes; a estrutura do sistema instrucional; e a construção de modelos alternativos.

· Planejamento de Carreira – é o estudo das metas e da trajetória de carreira dos colaboradores nos diferentes cargos da empresa, enquanto o plano de carreira é o instrumento que estabelece as trajetórias de carreiras existentes na empresa.

· Teorias Comportamentais – representa, para o gestor, o material de apoio seguro das mudanças que estão ocorrendo e para as quais é necessária uma nova adaptação, contribuindo para a melhoria do desempenho.

RHD: Qual a ligação entre esses pontos no sentido de otimizar o sucesso profissional?

LPN: Se ao colaborador forem proporcionados os conhecimentos necessários ao desempenho atual, e também futuro, de suas atividades, alinhado com uma perspectiva de crescimento profissional que esteja, simultaneamente, em harmonia com suas expectativas e as da empresa, em um ambiente onde se pratica um relacionamento de respeito e reciprocidade mútuo, tanto o colaborador quanto a empresa deverão atingir um nível elevado de melhoria do desempenho, que deverá ter por conseqüência a obtenção do sucesso.

Em sua opinião, a educação continuada é o principal fator para uma carreira de sucesso?

Acredito sinceramente que a constante atualização do conhecimento representa o grande impulsionador do avanço tecnológico e da evolução do ser humano. Se o profissional não der continuidade ao seu aperfeiçoamento continuado, ele simplesmente perderá uma vantagem competitiva fundamental e será ultrapassado por aqueles que não se acomodaram.

RHD: Como a área de Recursos Humanos de uma empresa pode colaborar para o desenvolvimento profissional de seus colaboradores?

LPN: A empresa, em princípio, possui os dados e informações de seus colaboradores em seus bancos de dados, para utilização em momentos estratégicos ou críticos, e se previne estabelecendo planejamentos de carreira. Como a alta direção pratica intensamente a habilidade conceitual, conhece previamente todos os passos que a instituição pretende dar tanto a curto quanto a médio e longo prazo. Com isso, a área de Recursos Humanos da empresa desenvolve planos para atender as necessidades empresariais, aproveitando tanto quanto possível seu contingente.