segunda-feira, 21 de abril de 2008

PERGUNTAS FEITAS PARA O Dr. JAIRO MANCILHA


Pergunta.: Como é possível usar a dinâmica em espiral na gestão de pessoas?
Dr. Jairo Mancilha: Depois de estudar o método, você consegue perceber qual o même do grupo. No entando, minha experiência indica que o melhor a fazer é testar cada um dos membros da equipe porque, dependendo do même, você vai poder conhecer cada colaborador, o que vai facilitar a comunicação entre você e o indivíduo e entre o indivívuo e o grupo. A consequência, neste caso, será um melhor aproveitamento profissional.

Pergunta: É possível usar esta metodologia em recrutamento e seleção?
Dr. Jairo Mancilha: Sim. O questionário do teste de même é rápido, 20 minutos, no máximo, assim como é rápido o resultado. Ao saber em que même está o candidato, você vai ter uma visão dos valores essenciais desta pessoa, ter uma visão melhor de suas crenças e se ela se adapta a função. Por exemplo: um candidato com o laranja forte, ou um vermelho forte, não é indicado para uma função de RH, cargo mais adequado a quem tem mais verde na sua combinação de mêmes.

Pergunta: Esta é uma ferramenta de coaching para ser usada em quais escalões da empresa? só no primeiro?
Dr. Jairo Mancilha: Eu tenho sido chamado para atender o primeiro e segundo escalão das empresas. Principalmente porque no coaching nós preparamos o profissional para subir na empresa. Eu tenha tentado prepará-lo sem que ele precise pisar nos outros. Nas empresas laranjas, isto é, mais estratégicas, isto tem sido possível.

Pergunta: O teste é feito no computador? como medimos os resultados?
Dr. Jairo Mancilha: Sim. Pode ser feito numa planilha excel. E os resultados também são fáceis de se obter, depois de um treinamento no método. Costumo aplicar o teste no terceiro ou quarto encontro e dependendo do cliente posso ou não mostrar a ele o resultado. Mas mostrando ou não, certamento saber em qual même ela está facilita a comunicação entre nós.

CONHEÇA OS vMEMES

Leia mais sobre o vMEMES e saiba em fase da dinâmica em espiral qual você se encontra.


Conheça abaixo as cores por fase:


MEMES – Níveis de desenvolvimento de consciência

1.Bege: Arcaico-Instintivo. Nível Básico de sobrevivência; alimento, água, abrigo, sobreviver. A individualidade está no início do despertar e quase não se sustenta. Reúne-se em bandos de sobrevivência para perpetuar a vida. Onde é encontrado: primeiras sociedades humanas, recém-nascidos, pessoas senis, pessoas em estágio avançado do mal de Alzheimer, moradores de rua mentalmente doentes, massas famintas, pessoas com traumas de guerra. Aproximadamente 0,1% da população mundial adulta, 0% de poder.”

2.Roxo: Mágico-Animista. O pensamento é animista; espíritos mágicos, bons e maus, fervilham pela Terra trazendo bênçãos, maldições e encantamentos que determinam os acontecimentos. Reúne-se em tribos étnicas. Os espíritos existem nos antepassados e aglutinam a tribo. Paren­tesco e linhagem estabelecem os vínculos políticos. Aparenta ser “holístico” mas na verdade é atomístico: ‘Há um nome para cada curva do rio, mas nenhum nome para o rio.’ Onde é encontrado: crença de maldições do tipo vodu, juramentos de sangue, mágoas anti­gas, amuletos de boa-sorte, rituais de família, superstições e crenças étnicas mágicas; forte em comunidades do terceiro mundo, gangues, equipes esportivas e “tribos” corporativas; também em crenças mágicas da New Age, cristais, tarô, astrologia. 10% da população, 1% de poder.”

3.Vermelho: Deuses do poder. Também conhecido com Egocêntrico. Primeira emergência de um eu distinto da tribo; poderoso, impulsivo, egocêntrico, heróico. Espíritos, arquétipos, dragões e feras místicos. Deuses e deusas arquetípicos, seres poderosos, forças com que se podem contar, tanto boas quanto más. Senhores feudais protegem os súditos em troca de obediência e trabalho. A base dos impérios feudais – poder e glória. O mundo é uma selva cheia de ameaças e de predadores. Conquista, engana e domina; aproveita ao máximo, sem pena ou remorso; aqui e agora. Onde é encontrado: Os ‘terríveis dois’, juventude rebelde, mentalidades limítrofes, reinos feudais, heróis épicos, vilões de James Bond, líderes de gangues, soldados mercenários, astros de rock pesado, Átila rei dos Hunos. 20% da população, 5% de poder.”

4.Azul: Ordem Mítica. A vida tem significado, direção e propósito, com eventos determinados por um Outro ou Ordem todo-poderosa. Esta Ordem justa impõe um código de conduta baseado em princípios absolutos e invariáveis de ‘certo’ e ‘errado’. A violação do código ou das regras apre­senta severas, e talvez permanentes, repercussões. A obediência ao código gera recompensas para os fiéis. Base das nações antigas. Hierarquias sociais rígidas; paternalista; um e apenas um, modo correto de pensar sobre tudo. Lei e ordem; impulsividade controlada através da culpa; crença concreto liberal e fundamentalista; obediência à regra da Ordem; fortemente convencional e conformista. Frequentemente ‘religioso’ no sentido mítico-fundamentalista; Graves e Beck refe­rem-se a ele como o nível ‘religioso/ absolutista’, mas pode ser também uma Ordem ou Missão secular ou ateísta. Onde é encontrado: América Puritana, china Confucionista, Inglaterra Dickensiana, disciplina de Singapura, totalitarismo, códigos de cavalaria e honra, obras de caridade, fundamentalismo reli­gioso, Escoteiros e Bandeirantes, ‘maioria moralista’, patriotismo. 40% de população, 30% de poder.”

5.Laranja: Conquista Científica. Nesta onda, o indivíduo escapa da ‘mentalidade de rebanho’ do nível azul e procura a verdade e o significado em termos individualistas e científicos. O mundo é uma máquina racional, bem lubrificada, com leis naturais que podem ser aprendidas, controladas e manipuladas visando a interesses próprios. Altamente orientado para a conquista de objetivos; especialmente na América para ganhos materiais. As leis da ciência regulam a política, a economia e os acontecimentos humanos. O mundo é um tabuleiro de xadrez onde partidas são jogadas e os vencedores conquistam superioridade e privilégios em detrimento dos perdedores. Alianças de mercado; manipulação dos recursos naturais visando a ganhos estratégicos. Base dos estados corporativos. Onde é encontrado: No Iluminismo, Wall Street, classe média emergente em todo o mundo, indústria de cosméticos, caça a troféus, colonialismo, Guerra Fria, indústria da moda, materialismo, capitalismo de mercado, auto-interesse liberal. 30%da população, 50% de poder.”

6.Verde: O Eu sensível. Comunitário, vínculo humano, sensibilidade ecológica, operação em rede. O espírito humano deve se livrar da ganância, dos dogmas, das divergências; sentimentos e cui­dados substituem a fria racionalidade, acalentar a Terra, Gaia, a vida. Contra hierarquias; esta­belece vínculos e ligações laterais. Eu permeável relacional, inter-relacionamento de grupos. Ên­fase no diálogo e nos relacionamentos. Base das comunidades coletivas (isto é, afiliações, base­adas em sentimentos comuns, escolhidas livremente). Decide através da reconciliação e do con­senso (lado negativo: ‘processamento’ interminável e incapacidade de chegar a decisões). Re­nova a espiritualidade, cria harmonia, enriquece o potencial humano. Fortemente igualitário, anti-hierárquico, valores pluralistas, construção social da realidade, diversidade, multiculturalismo, sistemas de valores relativos; esta visão de mundo é freqüentemente denominada de relativismo pluralista. Pensamento subjetivo, não linear; demonstra um alto grau de calor humano, sensibili­dade e cuidado pela Terra e por todos os seus habitantes. Onde é encontrado: ecologia profunda, pós-modernismo, idealismo holandês, terapia rogeri­ana, sistema de saúde canadense, psicologia humanista, teologia da libertação, cooperativismo, Conselho Mundial de Igrejas, Greenpeace, ecopsicologia, direito dos animais, ecofeminismo, pós-colonialista, Foucault/ Derrida, o politicamente correto, movimentos de diversidade, tema de direitos humanos. 10% da população, 15% de poder.”

7.Amarelo: Integrativo. A vida é um caleidoscópio de sistemas fluentes, inter-relacionados. Flexibi­lidade, espontaneidade e funcionalidade têm a máxima prioridade. Diferenças e pluralismos po­dem ser integrados em fluxos naturais interdependentes. Igualitarismo é complementado por graus naturais de excelência, distinções e julgamentos qualitativos. Conhecimento e competên­cia devem substituir posição, poder, status ou grupo. A ordem mundial prevalecente é resultado da existência de diferentes níveis de realidade (ou Memes) e dos inevitáveis padrões de movi­mento para cima e para baixo na dinâmica da Espiral. Um bom governo facilita a emergência de entidades por meio dos níveis de crescente complexidade (hierarquia nidiforme). 1% da popula­ção, 5% de poder.

8.Turquesa: Holístico. Sistema holístico universal, ondas de energias integrativas; une sentimento e conhecimento; múltiplos níveis interconectados num sistema consciente; a base da totalidade extensiva. Ordem universal, mas de modo vivo e consciente, não baseado em regras externas (azul) ou vínculos de grupo (verde). É possível uma “grande unificação” ou uma grande imagem em teoria e na prática. Algumas vezes envolve a emergência de uma nova espiritualidade como uma teia de toda a existência. Pensamento turquesa é totalmente integral e usa a espiral com­pleta; vê múltiplos níveis de interação; detecta harmônicos, as forças místicas e os estados de fusos de fluxos que permeiam todas as organizações. 0,1% da população e 1% do poder.