terça-feira, 7 de outubro de 2008

Entrevista com Izabel Monteverde


RHD - O que é competência emocional? Existe alguma “fórmula mágica” para que ela seja desenvolvida nos indivíduos?

IZABEL -
Estamos entrando na era da Neurointeligência, que significa usar a inteligência do cérebro inteiro. As emoções são derivadas de processos cognitivos (gestão de pensamentos) e a competência emocional significa gerir esses processos para ter autonomia do resultado final que chamamos de “emoções”. A fórmula mágica é a informação, pois se sabemos como funciona podemos gerir. Vamos fazer uma analogia: Um excelente gestor hoje, precisa saber minuciosamente como sua empresa funciona, não é mesmo? Só podemos gerir aquilo que conhecemos, a idéia do manual surgiu assim.

RHD - Izabel, sabemos que você é a criadora do programa que foi responsável pelo sucesso da equipe de futebol do Botafogo no Campeonato Estadual de 2006: o Programa Personal Emotions. Em que consiste esse programa?

IZABEL - O programa consiste em ensinar as pessoas a gerir melhor o seu cérebro através de um “Manual de instruções do cérebro” para terem autonomia do resultado final “emoções”. A impotência diante de nossas emoções é hoje a grande problemática humana na qual classificamos como Stress. O stress nada mais é que um cérebro mal gerido.Tudo isso é derivação de um presente fantástico que ganhamos ao nascer mas que infelizmente não veio com o manual de como usá-lo a nosso favor. A Neurociência veio nos respaldar cientificamente para construirmos esse manual, para fazer os indivíduos desfrutarem melhor dos recursos incríveis disponíveis para nós. No esporte como nas empresas e nas famílias esse é o diferencial competitivo e de sucesso do século 21.

RHD - Através do seu livro, percebemos que o seu principal objetivo ao escrevê-lo foi de fornecer dicas que impulsionem o indivíduo a desfrutar de uma vida melhor. Resumidamente, que dicas seriam essas?

IZABEL - O cérebro é o órgão mais fantástico e incrível que existe, ele é responsável por tudo que você pensa, tudo o que você sente e tudo que você faz. Só agora a ciência nos dá o privilégio de ter informações que determinarão nosso nível de qualidade de vida. Todas as dicas são revolucionárias como a descoberta dos neurônios espelho, que nos permite absorver imitando de nossa atmosfera emoções subjacentes, e a última descoberta que se tornou o epicentro da evolução humana, o cérebro Moral, que determina nossa inteligência Social.

RHD - Em vários trechos do seu livro, você menciona a importância do ser humano descobrir o seu valor. De que maneira essa descoberta ajuda no desempenho profissional? Até que ponto você acredita que o estado emocional do indivíduo influencia no seu ambiente de trabalho?

IZABEL - Um dos maiores problemas que temos é o déficit de auto-estima e auto-imagem no ser humano.Daí deriva a falta de uma competência vital a auto-confiança. Ela determina aonde iremos chegar e quanto potencial iremos dispor. É notório o quanto a atmosfera empresarial perde em produtividade, com indivíduos limitados de seus recursos por serem inseguros, insatisfeitos,com baixo-rendimento e conseqüentemente mais estressados.

RHD - Em seu livro, você fala sobre o poder que nosso cérebro tem de conseguir as coisas onde coloca o foco concentrado.Esta afirmação pode ser considerada uma “grande dica” para o profissional de RH?

IZABEL - Um dos grandes problemas nas empresas hoje é o presenteísmo, a desmotivação, falta de concentração, baixa qualidade, erros e custos com faltas etc.Grande parte vem da falta de aptidão em gerir o seu cérebro e isso inclui dirigir onde focar sua atenção. O cérebro tem a limitação de só prestar atenção em uma coisa de cada vez. Com o excesso de informações atuais, se não soubermos geri-lo, nos perdemos em nossos pensamentos e nada realizamos.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

IX Café RHDebates - "Ouvindo a voz do cliente interno: transforme seu funcionário num parceiro"


Luiz Cesar Barçante, o palestrante

Léo Salgado dando início ao debate

Posted by Picasa


Posted by Picasa