quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

O RH estratégico

Por Maria Alice Nogueira e Olivia Haiad (estagiária)


Foi com sucesso que o RHDEBATES fechou sua programação de palestras . Em 13 de novembro de 2007, ocorreu mais uma edição do Café da manhã RHDEBATES, no auditório da Amil, no Centro Empresarial Barra Shopping. A convidada foi Selma Paschini, autora do livro “ EstRHatégia: alinhando cultura organizacional e estratégia de RH à estratégia de negócio” (Qualitymark, 2007) e atualmente diretora de RH Corporativo da Votorantim Cimentos. Em duas horas de palestra, Selma falou para uma platéia atenta sobre o que considera a verdadeira função do RH: atuar estrategicamente, articulando a estratégia de recursos humanos e cultura organizacional com a estratégia de negócios, para que a competitividade da empresa aumente.


Para a autora, o departamento de recursos humanos tem um papel social que transcende as portas da empresa: ao apoiar o crescimento da organização e gerar empregos, o RH dá suporte ao desenvolvimento social da empresa e do país. Para que isso aconteça é necessário que os executivos de recursos humanos façam mais do que simplesmente atrair, reter e desenvolver talentos e se coloque como um profissional responsável pela cultura organizacional interna que irá dar suporte as estratégias de negócio da compania.

A cultura organizacional como ponto de partida

Para desempenhar com eficácia este novo papel, os executivos de RH devem entender que o ótimo pode ser inimigo do bom. “Não existe cultura organizacional ideal, assim como não existe uma estratégia de RH ideal. Tudo depende da estratégia de negócios da empresa. O RH não pode querer dar uma de Dom Quixote contra os moinhos.” Selma comenta que quando o profissional de RH entende isto não cai na armadilha dos modismos do meio. “Para combater tensão e cobrança no ambiente de trabalho não basta oferecer ginástica laboral para os funcionários”, afirma.


A abordagem proposta pela palestrante, e tema de seu livro, é trabalhar a cultura organizacional com ponto de partida para alinhar a estratégia de RH à estratégia de negócio da empresa. No entanto, Selma afirma que atuar estrategicamente não é se meter nos negócios da empresa. “A estratégia de negócios é dada. O executivo de RH não tem competência para decidir se os investimentos serão na China ou na Rússia.” Mas tem a expertise para escolher as pessoas certas para novos desafios.


Para reforçar seus pontos de vista, a autora apresentou os principais pontos que formam a dimensão do departamento de recursos humanos na empresa: o alinhamento da cultura organizacional com a estratégia de negócios pressupõe uma política de RH eficaz, com uma boa gestão das ferramentas e principalmente, a mensuração rotineira dos resultados, questão que para Selma é complicada para quem tem formação na área de humanas (psicologia), mas que é fundamental para avaliar o trabalho e vencer resistências internas.


O Profissional estratégico de RH


Para terminar a palestra, Selma Paschini defini os quatro pontos mais importantes para que um profissional de RH possa agir estrategicamente::
• Ter uma formação sólida. Quem vem da área de humanas deve fazer pós-graduação em algum curso que ofereça conhecimentos de negócios. Administração e marketing são boas escolhas.
• Superar dificuldades. Problemas na etapa de medição dos resultados é um bom exemplo.
• Andar em boas companhias. Congressos e conferências são ambientes propícios para fazer amizades.
• Dialogar com o presidente da empresa, ou com colegas de trabalho da parte administrativa, sobre a estratégia de negócios. Estar próximo da diretoria é fundamental.

Para ver as fotos do evento clique aqui

Um comentário:

Unknown disse...

Estive presente neste evento, assisti à maravilhosa palestra da Selma e inclusive lí seu livro, o qual está me ajudando muito na condução do trabalho estratégico à frente do RH na empresa onde atuo.

Para mensuração dos resultados de Recursos Humanos, recomendo a todos a leitura do livro "Indicadores de Gestão de Recursos Humanos", autor Marcelino Tadeu de Assis, Editora Qualitymark. Ele ensina de forma clara e objetiva como fazer medições que possibilitam avaliar e melhor gerir os diferentes aspectos envolvidos nos processos de RH.

Angela Salgado de Chermont
Gerente de Recursos Humanos
Grupo Porcão
angela@porcao.com.br